terça-feira, 26 de julho de 2011

PRÁTICA TUTORIAL - Resumo Crítico - Graduação Secretariado

Aluna: Kátia Regina Costa de Camargo.
FATEC – Faculdade de Tecnologia Internacional.
Graduação Secretariado.



Tutora Izabel C. Moura Sampaio.


RESUMO CRÍTICO: A IMPORTANCIA DA PRÁTICA TUTORIAL




Devido às constantes mudanças que atualmente convivemos, o Ensino Superior a Distância vem se destacando como uma técnica rápida e prática de aprendizagem nesse mundo globalizado. Mas, infelizmente, a forma de como essa técnica de ensino é vista pela maioria das pessoas, como um mau exemplo de aprendizagem, é a prova de que o velho paradigma ainda existe. Porém, vale ressaltar que para aprender não basta apenas “estar presente” todos os dias nas instituições e simplesmente assistir a aula com o professor, e sim, o interesse de “estar presente de corpo e alma” e a vontade de aprender a aprender. É por esse motivo que as instituições de Ensino à Distância vêm se destacando cada vez mais como uma técnica inovadora de aprendizado para aqueles que querem unir o útil ao agradável, ou seja, qualidade de ensino e custo. Diante de todo esse processo, no intuito de garantir uma boa qualidade de ensino, é natural que se permita duvidar de como será possível garantir que essa técnica de aprendizagem seja suficiente para que o aluno graduado a distância possa competir no mercado de trabalho junto com o aluno graduado presencial? Como que um aluno que estuda em apenas dois anos, e assistindo aulas via satélite pode ser comparado com o aluno que é assíduo nas aulas presenciais por quatro ou cinco anos? É por isso que para essa questão existe o professor como tutor, que permite que o aluno seja acompanhado em todas as aulas, possibilitando o esclarecimento das dúvidas, como se fosse um intermediário do professor à distância, permitindo assim uma relação mais próxima. Essa aproximação permite também o incentivo ao aluno a participar das inúmeras ferramentas oferecidas pelo seu Pólo Presencial de Apoio, como: participações em chats que permitem conhecer alunos de todo o Brasil possibilitando ao mesmo tempo a troca de informações de uma forma descontraída; acompanhamento nas rádios webs que oferecem debates interessantíssimos sobre as aulas; interações entre os alunos para postagens de fóruns; entre outras atividades tão importantes para o seu autoconhecimento. Outro aspecto interessante que também poderá contribuir para que o aluno possa se interagir mais com o curso, seria de proporcionar palestras com profissionais especializados sobre os conceitos teóricos do curso específico, mostrando as várias oportunidades em se especializar naquela área e despertando no aluno uma reflexão mais aprofundada de como compreender a ligação entre o mundo acadêmico e o mundo profissional.  Logo, podemos dizer que para que a Prática Tutorial possa despertar no aluno EAD o interesse de aprender sempre mais e mais, é fundamental que o professor-tutor faça o planejamento de suas atividades a serem propostas de acordo com o curso, facilitando dessa forma o aprendizado de uma forma mais concisa e prazerosa. É a partir desse planejamento que os objetivos serão traçados no intuito de que cada aluno possa provar para si mesmo de que ele é capaz de vencer as dificuldades de estudar na modalidade a distância como se estivesse na situação de uma aula presencial.


Referência

BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR. Disponível em: < http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>.
Acesso em: 26 jul. 2011.

Nenhum comentário: