segunda-feira, 25 de julho de 2011

PRÁTICA TUTORIAL - Resumo Crítico - Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Nome: Daniella Cristina de Lima Lemos
Curso de Pós- Graduação em Enfermagem do Trabalho

Tutora Izabel C. Moura Sampaio

Resumo Crítico

A prática tutorial está presente nas instituições de ensino a distância, com a finalidade de colaborar no processo de aprendizagem do aluno de maneira individual e coletiva. Ela o estimula à prática da pesquisa, visando seu melhor desenvolvimento intelectual, a fim de que seus horizontes sejam expandidos para além do ambiente virtual das tele-aulas. O professor responsável por essa prática aprende ao ensinar, além de ser fundamental como orientador e mediador durante o processo no qual o curso decorre. Entretanto essa prática pode sofrer variações, para se adequar a determinada região e cultura, onde se encontra o Pólo de Apoio Presencial. Cabe também a esse profissional de grande importância dentro da prática tutorial, atender as sugestões dos estudantes, realizando atividades integradas, de forma a suprir as necessidades apresentadas por eles, cuidando para que seja desenvolvida a capacidade de auto-avaliação, favorecendo sua formação futura e tornando esse aluno mais humanizado, e crítico frente às questões sociais. São muitas as formas das práticas tutoriais serem desenvolvidas, indo desde uma visita técnica, seminários, filmes, leituras dirigidas, debates, podendo ser presencial, virtual e através das rádios. Sempre visando a potencializarão da aprendizagem, de forma que suas dúvidas sejam esclarecidas, ele se sinta acolhido e confiante em sua capacidade, como participante do processo em questão. O professor tutor é um elo entre as aulas virtuais, e os alunos freqüentadores dos pólos, gerenciando e estimulando o conhecimento, com a finalidade que as informações alcancem seus alvos, e produzam resultados. Visando a promoção das relações humanas, e uso da tecnologia voltada para a educação. Por fim a prática tutorial tem um papel fundamental dentro da EAD (Educação a Distância), ela contribui diretamente para a formação dos envolvidos. Através da motivação e confiança, criada nos pólos de aprendizagem, o conhecimento pelo novo se torna entusiasmante. Entretanto, para que os professores tutores consigam impactar positivamente a vida dos alunos, se faz necessária uma atualização constante, através de incentivos de forma a se sobressair a sua importância.


Referência

BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR. Disponível em: < http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>.
Acesso em: 22 jul. 2011.

Nenhum comentário: