sábado, 16 de julho de 2011

PRATICA TUTORIAL - Resumo Crítico - Graduação Secretariado

PAULA RENATA XAVIER DOS SANTOS
Curso: Graduação em Secretariado
UNINTER – Lorena - SP

Tutora Izabel C. de Moura Sampaio


RESUMO CRÍTICO – Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR




O artigo relata o que é realizado em práticas tutoriais com os alunos do curso superior tecnológico de marketing na modalidade à distância. Consiste em todo o exercício que o professor-tutor desenvolve em benefício do aluno de EAD e inúmeras possibilidades para o desenvolvimento das práticas tutoriais como: leituras, trabalhos em equipe, encontros virtuais, rádios, e até mesmo avaliações. A idéia principal é alcançar os alunos em suas potencialidades, através do professor-tutor que tem o papel de tornar o aluno mais humano também com o desenrolar dessas práticas, conseguindo assim, extrair o que eles têm de melhor. Não há uma maneira específica de realização das práticas, visto que devemos levar em conta a necessidade de cada PAP (Pólo de Apoio Presencial), bem como os fenômenos regionais e culturais, que contribuem significativamente para possíveis mudanças nesse sentido. As práticas tutoriais visam ajudar os alunos a superar suas dificuldades, visto que todo seu conteúdo vai além do que é somente proposto pelo curso de graduação. O professor-tutor tem a função de refletir, analisar e colocar em ação, sem que seja uma ação isolada, mas visando o benefício de todo o grupo, uma prática para fornecer maior aprofundamento do tema. No geral as dificuldades encontradas são trabalhos que foram iniciados sem finalização, assim como absurdamente a falta de formação específica entre professores-tutores por todo o país, não só, mas principalmente depois do considerável e (necessário) aumento das instituições EAD. Deve haver uma fiscalização rigorosa para que se certifique se as práticas tutoriais estão realmente auxiliando os alunos, como a idéia inicial propõe. O artigo traz um tema de suma importância que faz relação com grandes textos de autores consagrados da área de educação, buscando que as práticas tutoriais sejam além de propostas, colocadas em prática no dia-a-dia de todos os alunos, não só no curso de Marketing, mas como qualquer outro. E uma das partes mais importantes de todo esse contexto, é aproximar o aluno e professor-tutor. Sabendo que o encontro aluno e professor não são dados face a face, a prática tutorial permite que o professor-tutor leve este aluno, suas necessidades aos professores, propiciando aprendizado e o interesse pelo mesmo.  Ficou clara a importância dessa relação entre aluno e professor-tutor, pois gera uma confiança entre ambos, o que contribui diretamente para o bom andamento de todo o curso.

Referência

BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR. Disponível em: < http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>.
Acesso em: 15 jul. 2011.

Nenhum comentário: