Nome: Célia Maria Dias Lourenço S. Figueira
Curso de Pós- Graduação em Enfermagem do Trabalho
Tutora Izabel C. Moura Sampaio
Resumo Crítico
Este texto vem relatar as práticas tutorias em uma instituição de ensino superior de Curitiba -PR, na modalidade a distância. Cada Pólo de Apoio Presencial (PAP) é incentivado pela instituição a aprimorar suas práticas tutoriais, que consiste em todo o exercício que o professor-tutor desenvolve em benefício do aluno em EaD, realizado por BARNI, Edí Marise – Facinter e RODRIGUES, Karina Gomes – Fatec. A prática tutorial tem como foco principal potencializar a aprendizagem, mas também de tornar o aluno mais humano e interligado com as questões sociais, podendo ser desenvolvidas de várias formas, desde uma visita técnica, seminário, leitura de um livro para debate e outras. Para tanto é preciso que o professor-tutor esteja atento a todas as possibilidades de alcançar o aluno nas suas potencialidades, efetivando assim, o processo ensino-aprendizagem de maneira motivadora, trazendo o sucesso a todos. Neste sentido, o professor-tutor passa a ser um elo entre o virtual e o real, tornando- se um gestor do conhecimento, que tem por objetivo estimular e articular, visando atingir a excelência e proporcionar o compartilhamento das informações, envolvendo assim a promoção das relações humanas e do uso da tecnologia voltada para a educação. Através das práticas tutoriais levantadas pode-se perceber a importância de efetiva - lás como suporte ao aluno, para que alcance os objetivos propostos pelo curso em questão, pois a experiência apontada reforçou isso. Entretanto o estudo mostrou que corrigir alguns pontos importantes como: incentivar a formação especifica do professor-tutor, dar continuidade em projetos, diminuir os índices de evasão nos cursos iniciais, melhorar os materiais didáticos e a pouca comunicação entre os participantes dos cursos entre outros, deve-se buscar cada vez mais a interação professor-tutor e aluno, pois é grande a importância e necessidade deste profissional em Ead.
Referência
BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR. Disponível em: < http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>. Acesso em: 26 jul. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário