sábado, 30 de julho de 2011

PRÁTICA TUTORIAL - Resumo Crítico – Pós – Graduação Enfermagem do Trabalho

Nome: Hélia Regina de Oliveira
Curso de Pós- Graduação em Enfermagem do Trabalho
                                                    Tutora Izabel C. Moura Sampaio

RESUMO CRÍTICO: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA TUTORIA

Com a constante mudança as instituições de ensino a distância, não podem ignorar mais a necessidade em atender o aluno com competência e qualidade. A prática tutorial tem ganhado força nas instituições de ensino e distância, como forma de potencializar a aprendizagem. A educação a distância acontece e se expande cada vez mais, e mostrar a importância das práticas tutorais como forma de garantia de processo ensino-aprendizagem, é um desafio. O professor-tutor na Educação a Distância (EaD) é um mediador do aluno em sua dificuldade, estimulando o a fazer pesquisas que não se restrinjam ao material de estudo, propondo práticas que vão além de sua mera presença em sala no momento das tele-aulas. As práticas tutoriais acompanham a administração e a progressão da aprendizagem em cinco competências: conhecer e administrar situações problemas; visão longitudinal dos objetivos da instituição; aprender as ligações entre teorias e as atividades; abordagem formativa para poder avaliar o processo ensino-aprendizagem dos alunos; e realizar uma avaliação periódica das competências e tomar decisões progressivas. Visando orientação acadêmica, a tutoria faz um acompanhamento pedagógico e uma avaliação da aprendizagem dos alunos à distância. Para isso o professor-tutor deve possuir um papel profissional com capacidades, habilidades e competências inerentes à função. Precisa expressar uma atitude de excelente receptividade diante do aluno e assegurar um clima motivacional. É de fundamental importância à presença do professor-tutor para que se faça o processo ensino-aprendizagem em EaD, para que o aluno seja orientado de modo competente, tanto técnico como didaticamente. Além dele planejar as práticas tutoriais, também desempenha papel importante como pessoa chave para ajudar os alunos, individualmente, a interagir com os materiais para converter informações em conhecimento.

Referência                                                                                                                  
BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino Superior de Curitiba – PR. Disponível em:
<http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>. Acesso em: 26 jul. 2011.

Nenhum comentário: