sexta-feira, 15 de julho de 2011

Prática Tutorial – Resumo Crítico - Administração

Elaine Cristian dos Santos Sousa
MBA em Administração e Qualidade
FACINTER – Lorena/SP

Tutora Izabel C. Moura Sampaio

RESUMO CRÍTICO SOBRE: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS TUTORIAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA – PR

Nos dias atuais temos que reconhecer que a procura por instituições de ensino a distância vem crescendo relevantemente, devido à falta de tempo das pessoas que trabalham em um ou mais empregos e ainda assim precisam se atualizar. E seguindo este conceito surgiram muitas instituições que oferecem a EAD, mas não oferecem qualidade de ensino. É exatamente aonde chegamos até a instituição de Curitiba, onde se pode encontrar ensino de boa qualidade, instituição de renome no mercado e tutores bem preparados e qualificados. Uma instituição de ensino a distância que se preocupa realmente com a excelência no aprendizado de seus alunos: existem práticas tutoriais, que são resumidamente o auxílio constante ao aluno, dando suporte, segurança, e confiança ao mesmo para que ele se desenvolva, se encontre no ensino a distância e desenvolva o hábito de ler, pesquisar, estudar e tenha um excelente resultado em sua carreira e em sua vida profissional no mercado. Cada pólo presencial é incentivado pela instituição a aprimorar cada vez mais suas práticas tutoriais, que na verdade consiste em todo o exercício que o tutor desenvolve em prol do aluno que estuda a distância, para que assim ele possa melhor se desenvolver no processo de aprendizagem. Além de toda sua atividade de rotina os tutores podem elaborar práticas tutoriais e criar exercícios para que os alunos encontrem facilidade no aprendizado, essas práticas podem ser: visitas técnicas, workshops e grupos de estudos, que são condizentes às necessidades de cada pólo e das necessidades dos alunos. O professor-tutor além de planejar as práticas tutoriais, também desempenha um papel importante como pessoa chave para ajudar os alunos, individualmente, a interagir com os materiais, para converter informações em conhecimentos. No sentido de transformar informação em conhecimento as práticas tutoriais são fundamentais no aprendizado do aluno, inclui-se também todo trabalho psicológico que os tutores desenvolvem, de ajudar o aluno a se sentir acolhido, respeitado, num bom ambiente de estudo, para que ele entenda e compreenda com nitidez o conteúdo disponibilizado, se ele tem algum problema e se sente perdido ou com dificuldade de estudar sozinho. O tutor tem a função de norteá-lo e fazer com que o aluno encontre a melhor solução para se encontrar e descobrir o caminho da EAD fluindo, assim, seus conhecimentos e alcançando  um excelente resultado no aprendizado. Conclui-se sobre as práticas tutoriais da EAD de Curitiba, como sendo de grande valia em nosso aprendizado como alunos, pois é realmente preciso ter um tutor em sala para guiar-nos e nortearmos ao caminho certo, pois as dúvidas existem sempre e se as levarmos para casa, o aprendizado acaba sendo incompleto prejudicando o desempenho do aluno, comprometendo seu aprendizado, fazendo assim com que, nós alunos, fiquemos desanimados por nos sentirmos perdidos nas aulas.


Referência

BARNI, E. M., RODRIGUES, K. G. Importância das práticas tutoriais na modalidade à distância em uma instituição de ensino superior de Curitiba – PR. Disponível em: < http://uninter-lorena-sp.blogspot.com/>.
Acesso em: 15 jul. 2011.

Nenhum comentário: